negociações

Acordo com caminhoneiros deve ser fechado semana que vem, diz ministro

Agência Brasil


Foto: Alan Santos (Agência Brasil)

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse nesta quarta-feira que um acordo com os caminhoneiros deve ser fechado na próxima semana. A proposta envolve a realização de "acordos coletivos" entre a categoria e transportadoras e embarcadores para resolver uma das principais reivindicações dos caminhoneiros, um ajuste no piso mínimo de frete de transporte rodoviário de cargas para prever a possibilidade de lucro para os caminhoneiros autônomos.

Segundo a categoria, a resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), suspensa na segunda-feira, só trazia a previsão do custo mínimo para o frete, deixando de fora a remuneração do caminhoneiro autônomo pela carga transportada. As reuniões da próxima semana estão marcadas para ocorrer entre a próxima segunda e quarta-feira. A ideia é fazer uma espécie de acordo coletivo entre os segmentos. 

Celular do ministro Paulo Guedes é hackeado, diz assessoria

Pela proposta em negociação, alguns itens seriam revistos na tabela para incluir custos, que de acordo com os caminhoneiros não foram considerados. Na outra ponta, os representantes do segmento fariam um acordo sobre o percentual de remuneração a ser aplicado no cálculo do frete.

- Ao longo das negociações surgiu essa possibilidade, que está prevista na lei, de fazer esses acordos coletivos. Os embarcadores toparam, os transportadores toparam e os autônomos também. A vantagem é que o acordo gera o consenso e a partir daí se estabelece um patamar de valor que efetivamente vai ser praticado, o que não aconteceu até agora com a história da tabela de frete. Se gerava um valor que não era efetivamente pago - disse o ministro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto quer isentar doador de sangue de pagar taxa de concursos públicos Anterior

Projeto quer isentar doador de sangue de pagar taxa de concursos públicos

Folha de junho dos servidores vai emendar com a deste mês Próximo

Folha de junho dos servidores vai emendar com a deste mês

Política